Comece fazendo um modelo de relatório de negócios
Um mesmo working paper pode ser preparado para diferentes revistas, e isso vai exigir estratégias específicas para as diversas publicações. Na sequência assinalarei as três principais características de uma revista que o jovem investigador deve considerar quando for preparar o seu manuscrito para submissão.Alternativamente, poderia ter começado simplesmente afirmando que a escrita não é uma atividade natural, indo seguidamente a dar exemplos para, no meio do texto, lembrar a minha ideia principal, que é sublinhar a importância da leitura para a escrita. Ainda que todos os argumentos sejam exatamente os mesmos, a ideia principal perdida no meio do texto e os argumentos subsidiários desordenados (ou confundidos com a ideia principal, por exemplo), fariam com que a leitura fosse mais cortada e que, ulteriormente, o argumento principal que procurava desenvolver, ficasse encoberto. As discussões tecidas até então indicam que o Modelo de Kelly e Takao14 é útil para analisar a qualidade da escrita científica dos alunos, evidenciando, dentre outros aspectos, a quantidade e a natureza das informações que os alunos apresentam em seus textos (dados e teorias) e a maneira como articulam essas informações, de forma a construir argumentos fortes.
A pressão pela publicação se torna ainda mais dramática quando consideramos que cada vez mais cedo se exige dos estudantes contar com publicações, sem necessariamente oferecer os recursos para que elas sejam factíveis e de uma qualidade aceitável. Nas últimas décadas pesquisadores da área de educação em ciências de vários países têm destacado a apropriação da linguagem científica como elemento essencial, tanto para a prática da ciência, quanto para seu aprendizado. 1 Lemke,2 dentre outros pesquisadores,3-5 entende que aprender ciência significa se apropriar do discurso da ciência; significa, dentre outras coisas, descrever, comparar, classificar, analisar, discutir, teorizar, concluir, generalizar; significa, portanto, compreender a linguagem empregada pela comunidade científica. Sob esta perspectiva vem ocorrendo em vários países uma crescente conscientização a respeito da necessidade de tal apropriação por parte dos alunos.
Como mostra a Figura 1 as proposições são distribuídas de maneira relativamente balanceada nos relatórios 2, 3, 4 e 5. Além disso, são apresentadas 8, 12, 14 e 7 afirmações teóricas (níveis IV e V) em cada relatório, respectivamente. Isto indica que os estudantes elaboraram seus argumentos escritos de forma relativamente sistemática, apresentando dados, fazendo comparações entre os compostos de cobalto e usando evidências para apoiar suas afirmações teóricas. Para a análise realizada nesta pesquisa, selecionamos os relatórios finais produzidos pelos estudantes, uma vez que nesses textos eles deveriam apresentar e discutir comparativamente os resultados obtidos em todas as atividades de síntese e caracterização dos compostos, o que exigiria uma maior capacidade de articulação entre os dados experimentais e os fundamentos teóricos para a elaboração de argumentos científicos. Cabe destacar que apenas 5 grupos cumpriram tal exigência, os outros 3 apresentaram no relatório final apenas discussões referentes ao último composto sintetizado. Assim, analisamos neste trabalho os 5 relatórios finais que apresentaram os dados obtidos em todos os experimentos.
Organize um inventário de todas as tarefas feitas por você
O nível VI foi usado com menos frequência na escrita dos alunos (n = 8), provavelmente pelo fato de que proposições desse tipo não estejam ligadas diretamente à área de Química de Coordenação e, no contexto dos relatórios analisados, tenham servido principalmente para definir conceitos ou apresentar fórmulas, operações que não são feitas com frequência na seção Resultados e Discussão. Portanto, as proposições de níveis I, II e III (apresentação, descrição e comparação dos dados) e de níveis IV e V (afirmações teóricas específicas da área, podendo ser originárias dos dados apresentados pelos alunos (IV) ou não (V)) foram as mais constantes nos relatórios. Você acabou de receber uma ordem para fazer um relatório sobre uma atividade do seu trabalho ou precisa construir este documento para um projeto seu, mas não tem ideia alguma de como começar? Neste trabalho tivemos como objetivo investigar a qualidade da escrita científica de estudantes de graduação em Química, tomando como objeto de estudo relatórios de laboratório produzidos no contexto de uma disciplina experimental da área de Química Inorgânica. Para tanto, adaptamos o Modelo de Argumentação de Kelly e Takao14 e o utilizamos na análise de tais textos.
Como fazer um relatório de estratégia de crescimento:
Um texto teórica ou conceitualmente sofisticado desafia nossos pressupostos, nos faz pensar, gera incomodidade e, em alguns casos, até revolta. Mas a dificuldade não está - e não deve estar - na escrita, mas nas ideias: afinal, o conhecimento científico se constrói por adição e, em alguns casos, por contradição com os conhecimentos anteriores. A peculiaridade da escrita científica ou acadêmica radica, assim, em estar baseada em uma pesquisa prévia, portanto o autor parte do pressuposto de que seus leitores, colegas cientistas, conhecem a maioria das premissas teóricas, lógicas e metodológicas que embasam o argumento, isto é, uma linguagem e um entendimento comum que não é partilhado pelos leigos. Portanto, um texto se torna difícil de ler porque está mal escrito e não por ser sofisticado. Apenas está mal escrito. Primeiro, considere a o eixo geográfico ou idiomático da revista escolhida e decida se ela é uma revista nacional, regional ou internacional.
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Por exemplo, este relatório de pesquisa de mercado de um slide identifica a demografia dos participantes da pesquisa. O relatório categoriza os participantes por seus trabalhos, localizações e os tópicos que eles consideram mais interessantes. Note como cada persona é visualizada usando um ícone: Confira como fazer um relatório de trabalho para o chefe, veja exemplos de relatórios de trabalho, saiba como é feito e muito mais. Neste artigo você encontra tudo sobre relatório de trabalho. Dependendo da função de um funcionário dentro de uma empresa, o chefe pode exigir que ele faça um relatório de maneira frequente e periódica. Esse documento pode ter variadas funções, pode ser uma maneira de saber se o trabalhador está cumprindo de forma certa as suas tarefas, pode ser essencial para a tomada de decisões pela diretoria, entre outros aspectos. Não importa qual seja o motivo, é essencial fazer um relatório de acordo com o que é pedido.
A distribuição das proposições apresentadas na Figura 1 também revela que nenhuma afirmação relacionada ao nível epistêmico VI foi identificada no relatório 1 e que existem apenas cinco afirmações teóricas nesse relatório. Isto indica que os alunos que elaboraram o relatório apresentaram justificativas para as conclusões sobre os dados que obtiveram no laboratório de forma menos extensa que os demais alunos. Em outras palavras, eles não criaram um argumento forte, no qual os dados são extensivamente usados e correlacionados com a base teórica da área para justificar conclusões. O Modelo em questão permitiu, portanto, que essa distinção fosse observada. Olá Dra. Melissa,Como faço a cobrança de honorário destes relatórios?A empresa, inicialmente, só quer um relatório dos processos existentes, ou seja, tomar ciência do que existe de demanda contra . A estrutura de um artigo - como a de um conto (ver Cortázar, 2013CORTÁZAR, Julio. Clases de literatura. Berkeley; Buenos Aires: Alfaguara, 2013 [1980].
Ter um artigo rejeitado nunca é uma experiência agradável, mas é absolutamente normal: quanto mais você submete para publicação, mesmo sendo um pesquisador renomado, estatisticamente falando, mais chances tem de ter um artigo rejeitado. Pesquisas internacionais mostram que quase todos os pesquisadores têm a experiência de trabalho rejeitado alguma vez - entre 85 e 90 de autores proeminentes admitem ter passado pela experiência (Gans & Shepherd, 1994GANS, J. S. ; SHEPHERD, G. B. How are the mighty fallen: rejected classic articles by leading economists. Journal of Economic Perspective, v. 8, n. 1, p. 165-179, 1994. ). E provavelmente os 10 a 15 restantes podem não querer admiti-lo, ou não estão enviando suficientes manuscritos para publicação. Acredite: mesmo aqueles grandes nomes mundialmente reconhecidos, já tiveram artigos rejeitados - e não necessariamente no início da carreira. Quando você faz um relatório, deve procurar oportunidades para visualizar dados e apresentar informações de maneira criativa.
Dito isso, o objetivo principal de seu relatório de negócios ainda deve ser comunicar claramente as informações. Se você começar com um modelo de relatório consistente, poderá adaptar o mesmo modelo várias vezes. Use o modelo como uma estrutura e, em seguida, personalize suas informações e o design para atender às suas necessidades específicas. Os working papers, as comunicações em congressos ou os posts em blogs certamente receberão comentários dos colegas, dos professores ou ainda do público em geral. Considere as críticas e sugestões, avalie sua pertinência (com a ajuda de seu professor, se tiver dúvidas) e revise seu trabalho. Inclua as sugestões bibliográficas, reescreva os parágrafos que a audiência considerou obscuros, contextualize dados que para você são óbvios, mas não necessariamente para seus leitores. E depois de ter feito isso, deixe descansar uns dias.
Apesar dessas recomendações o que se observa, no entanto, são as frequentes menções na literatura sobre a flagrante dificuldade encontrada pelos estudantes na comunicação de seus conhecimentos, assim como na leitura e interpretação de textos científicos. 7,8 De fato, em estudo anterior,9 no qual buscamos conhecer as concepções de graduandos, pós-graduandos e de um professor do ensino superior de Química em relação à comunicação científica, percebemos um consenso sobre a importância da apropriação da linguagem científica para a formação do químico. Em contraponto foram também destacadas as dificuldades que os alunos enfrentam quando necessitam se expressar em linguagem científica. O texto explicou como fazer um relatório acadêmico, destacando pontos que devem ser observados no momento da redação, estrutura e linguagem do documento. Como foi possível constatar, trata-se de algo de extrema importância para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Por esse motivo, deve ser feito com muito zelo.
Veja um exemplo de uma apresentação de relatório de marketing de mídia social que usa colunas coloridas para facilitar a pesquisa de métricas pertencentes a um canal de mídia social específico: Perante as múltiplas demandas e distrações, então, é indispensável começar a priorizar. O tempo da escrita é um tempo seu, para o desenvolvimento de suas ideias, para o progresso de sua carreira: é um tempo individual, íntimo, e muito necessário. Então, observe novamente o seu horário de atividades e avalie quando você poderia dedicar seu tempo para a escrita, cortando atividades que não são imprescindíveis e sobretudo aquelas nas quais você nem trabalha nem descansa. No curto prazo, você até pode suspender temporariamente atividades consideradas indispensáveis e importantes - e mesmo algumas inadiáveis, como viajar para o casamento de um primo, quando você perdeu todas as prorrogações para entregar a tese. Mas como escrever vai ser parte da sua vida (se você decidir pela carreira de pesquisador) será preciso conciliar todas as atividades de sua existência e incluir a escrita, dependendo do momento, nas atividades indispensáveis, importantes ou inadiáveis, junto com as demais.
: 29-32) - é intencional, fechada, e requer, por motivos técnicos (o limite de palavras e o estilo comunicativo, basicamente) ser bem pensada. O autor de um bom artigo, como o de um bom conto, irá apresentando os personagens, as ações, os desfechos sempre aos poucos, mas em momentos bem pensados. Algumas informações que são lógica ou cronologicamente anteriores, sem as quais os elementos que virão depois não poderão ser compreendidos, serão apresentadas primeiro. Mas essa organização acontece durante as várias reescritas, de modo a outorgar uma ordem, uma organização e uma dinâmica internas. Por exemplo: comecei essa seção afirmando que para escrever é fundamental ler e, na continuação, mencionei três motivos que sustentam essa afirmação. Na sequência, aponto conexões entre escrita e leitura, de modo de sensibilizar o leitor para o meu argumento. Assim, ao iniciar a seção, o leitor é informado logo sobre a ideia principal e os argumentos que, subordinados, sustentam essa afirmação. Portanto, para demonstrar meu ponto, organizo lógica e retoricamente meu texto de maneira a sustentar meu argumento, fornecendo recursos teóricos, metodológicos e empíricos para tanto.
- Rotule claramente o período que o relatório abrange (mensal, trimestral, anual);
- Forneça uma breve descrição de cada seção do seu relatório para destacar informações importantes;
- Use uma tabela para comparar as quantias de dinheiro economizadas versus gastas;
- Use gráficos de barras, gráficos de setores e gráficos de bolhas para visualizar a distribuição do orçamento;
- Destaque percepções importantes usando cores contrastantes, fontes em negrito e ícones.
As técnicas empregadas para a caracterização de todos os compostos foram: espectroscopia vibracional na região do IV, espectroscopia eletrônica na região do UV-Visível, medida de condutividade eletrolítica, susceptibilidade magnética e medida do ponto de fusão. Pesquisando sobre como fazer um relatório efetivo? Aprenda agora mesmo como fazer um relatório! A gramática e a forma de escrita também são fatores essenciais. O conteúdo escrito no relatório vai variar de acordo como seu intuito, mas, existem algumas regras que podem ser aplicadas em todos eles. Entre elas, é importante ter cuidado para não se desviar do seu objetivo, relatando assim, somente o que é realmente necessário. Além disso, a linguagem precisa ser coesa e objetiva. Apesar de ser algo que nem precisa tanto falar, mas é importante ressaltar que o relatório precisa estar bem escrito, sem erros de português. Por fim, pode-se fazer uma análise de um todo, apontando quais foram os benefícios trazidos para a empresa. Se o relatório for construído para algo que ainda será feito, será necessário determinar o que se pretende conquistar. Eis o primeiro grande mito da escrita acadêmica que precisa ser desmascarado: um texto difícil de ler é um texto sofisticado.
Em alguns casos, o foco geográfico aparece logo no nome da revista, quando se referem explicitamente aos estudos europeus, sul-asiáticos, latino-americanos ou africanos. Mas, em muitos casos, o título da publicação não informa seu campo de interesse ou pode até ser enganoso: quase todos os países possuem uma revista nacional chamada Sociologia, Sociologias ou Estudos Sociológicos, o que poderia fazer você pensar que essas são revistas de temáticas abertas e foco geográfico amplo, quando, na verdade, estão focadas principalmente no desenvolvimento de debates domésticos. O escopo geográfico diz sobre o grau de contextualização que é indispensável imprimir no texto para que seja compreendido pelos leitores: numa revista nacional, alguns assuntos e personagens não precisam ser apresentados, mas o mesmo caso, para uma revista internacional, deverá ser devidamente contextualizado. Está na dúvida de como fazer um relatório de estágio que apresente de forma detalhada e organizada sua experiência na empresa? Este documento é destinado aos avaliadores. Sem entregar o relatório de estágio, muitos alunos não conseguem se formar.
Como fazer um relatório de atividade semanal do funcionário:
O material didático foi produzido com o intuito de apresentar e discutir questões relevantes que devem ser consideradas na produção de relatórios de laboratório e que favorecem a produção de uma escrita científica de qualidade. Nos anos anteriores, instruções dessa natureza já eram oferecidas de maneira pulverizada ao longo da disciplina pelo professor responsável. Assim, o material não foi idealizado tendo em vista a aplicação de estratégias ou ações direcionadas especificamente ao auxílio dos alunos no processo de argumentação, não sendo, portanto, viável levantar hipóteses sobre a influência do seu uso na argumentação por eles apresentada nos relatórios. Nesse mesmo sentido, esclarecemos que o Modelo de Argumentação de Kelly e Takao14 também não foi apresentado aos alunos, tendo sido utilizado apenas para subsidiar a análise da qualidade da escrita científica. Em outras palavras, a disciplina foi conduzida de forma semelhante a muitas outras de caráter experimental existentes nas universidades brasileiras.
A construção de um relatório é feita para esclarecer e não para confundir, logo, é necessário que ele seja composto por informações relevantes sobre o tema em questão, além de ser dividido por categorias para facilitar a compreensão dos dados. Lembre-se de tentar um relatório fácil de ser compreendido, de preferência com as informações realmente imprescindíveis, caso contrário acabará por inserir informações demais e que não trazem relevância, tirando a eficácia do documento. Você pode fazer um Relatório Mensal sobre a sua rotina e tempo. Em determinadas ocasiões, os pareceristas consideram que o artigo não cumpre os requisitos mínimos de publicabilidade ou precisa de mais tempo de trabalho e maturação (ver Martín, 2016aMARTÍN, Eloísa. How double-blind peer review works and what it takes to be a good referee. Current Sociology, v. 64, n. 5, p. 691-698, 2016a. ). Nesses casos, os editores costumam rejeitar o artigo. A rejeição de artigo é cada vez mais normal, pois as revistas recebem um número cada vez maior de submissões e os autores têm cada vez menos tempo para se dedicar a preparar um bom texto.
Pode ter certeza que, reencontrar o texto após um breve tempo (não menos de um dia, não mais de uma semana), você será capaz de reler com novos olhos, encontrar erros que antes não tinha visto, reescrever parágrafos com maior clareza e, ainda, orgulhar-se das frases bem escritas e do progresso de sua pesquisa. Os alunos realizaram três conjuntos de experimentos: o primeiro foi relacionado à síntese e caracterização do composto cloreto de tris(etilenodiamina)cobalto(III), [Co(C2H8N2)3 ]Cl3; o segundo envolveu a síntese e caracterização do composto cloreto de penta-aminclorocobalto(III), [Co(NH3)5Cl]Cl2, o qual serviu de precursor para a síntese e caracterização dos isômeros cloreto de penta-aminonitrocobalto(III), [Co(NH3)5(NO2)]Cl2, e cloreto de penta-aminonitritocobalto(III), [Co(NH3)5(ONO)]Cl2 ; o terceiro conjunto de experimentos envolveu a síntese e caracterização do oxalato de hexamincobalto(III), [Co(NH3)6]2(C2O4) 3. Em geral, cada um desses compostos foi sintetizado em uma aula e caracterizado na aula seguinte.
Por isso, logo abaixo vamos dar algumas dicas para te ajudar: A Figura 1 apresenta a distribuição das proposições presentes nos cinco relatórios analisados de acordo com os níveis epistêmicos identificados nos textos. Cabe destacar que foram classificadas tanto no nível epistêmico I quanto no nível II as proposições dos alunos que fazem referência explícita à inserção de tabelas, nas quais dados relacionados aos compostos em estudo, interligando algumas de suas características, foram organizados. Os dados revelam que, em geral, as proposições se concentraram nos cinco primeiros níveis epistêmicos [n=27 (nível I), n=36 (nível II), n=12 (nível III), n=30 (nível IV), n=16 (nível V)].
Cabe destacar, no entanto, que, assim como outros modelos de análise de argumentos,16,21 esse não permitiu avaliar a coerência, ou a verdade, nas proposições apresentadas pelos alunos. Assim, é impossível fazer afirmações, apenas através do seu uso, sobre o domínio dos alunos a respeito do conteúdo científico necessário para a construção dos relatórios. Isso pode parecer contraproducente: afinal, você precisa mesmo escrever e cada minuto perdido longe do teclado o afasta da publicação de suas ideias e dos resultados de sua pesquisa. Ainda, se você está naquele momento em que realmente precisa e deve publicar algum trabalho logo, para se candidatar a uma pós-graduação, a uma bolsa ou a um emprego, perder tempo é a última coisa que você quer.
Verificamos, por exemplo, que os graduandos desejam o oferecimento de mais oportunidades ao longo do curso nas quais possam desenvolver suas habilidades relacionadas à comunicação científica, o que de certa forma evidencia suas dificuldades neste campo. Além disso, pós-graduandos revelaram que, em geral, os relatórios de pesquisa elaborados no grupo em que atuam são semelhantes, pois os novatos, devido às dificuldades que têm na produção de textos científicos, simplesmente "olham" como os outros membros do grupo elaboram os trabalhos e procuram imitá-los. Por fim, ainda no contexto de discussão sobre os relatórios de laboratórios, o professor destacou que, na maioria das vezes, nem os próprios docentes recebem durante sua formação orientações precisas a respeito da elaboração de textos científicos, que aprendem "aos trancos e barrancos" e, assim, vão repassando aos seus alunos a maneira como eles consideram mais correta.
Por último, mas não menos importante: o formato do artigo. Podemos encontrar dois principais estilos em revistas acadêmicas. O estilo IMRaD é o mais ensinado em livros sobre redação científica e tem se tornado o modelo hegemônico de publicação científica, pelo menos a partir dos anos 1970 (Solaci & Pereira, 2004SOLACI, Luciana; PEREIRA, Mauricio. The introduction, methods, results, and discussion (IMRaD) structure: a fifty-year survey. Journal of Medicine Library Association, v. 92, n. 3, p. 364-367, 2004.). Considerado o único formato possível para as ciências duras, é adotado crescentemente nas publicações das ciências sociais em inglês, especialmente nos Estado Unidos. Os artigos IMRaD são estruturados em Introdução, Métodos, Resultados e Discussão4 4 . Vários autores têm descrito o modelo IMRaD e como preencher cada uma das seções. Ver, por exemplo, Slafer (2009), Bursztyn, Drummond e Nascimento (2010), Hartleyk (2012), Branson (2004), dentre muitos outros. . A grande vantagem desse modelo, é que facilita tanto a leitura de resultados de pesquisa - conforme aponta Hartleyk (2012HARTLEYK, James. New ways of making academic articles easier to read. International Journal of Clinical and Health Psychology, v. 12, n. 1, p. 143-160, 2012.) -, quanto argumentos que não precisam de uma construção retórica mais complexa para fazerem sentido. Assim, em lugar de precisar seguir linearmente a totalidade dos conteúdos do texto, os leitores podem ir diretamente nas seções específicas que fornecerão as informações que estão procurando. A estrutura fixa e de conteúdos preestabelecidos em cada uma das seções facilita tanto a escrita como a leitura e posterior citação do artigo.
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