Conheça as diferenças entre monografia, dissertação e tese

Diferenças entre Tese, Dissertação, Monografia e Projeto de pesquisa - Portfólio EAD


Em casos de trabalhos de monografias com finalidade escolar, é solicitado que o aluno tenha em mente o assunto sobre o qual deseja dissertar, fazendo primeiramente um projeto do tema de sua monografia. Este projeto deverá ser discutido com o professor orientador, para que este o analise e esclareça as dúvidas com o aluno, dê as orientações básicas e aprove o mesmo. Este projeto inicial poderá sofrer alterações com o decorrer do tempo da elaboração da monografia. Muitas pessoas confundem os termosmonografia, dissertação e tese. Entretanto, esses erros não se restringem apenas ao significado dos termos e muito menos às pessoas que não estão ligadas à área acadêmica. Anexos são colocados quando necessários. É parte dos anexos, alguns textos de autoria do autor, instrumentos da pesquisa de campo, roteiros, questionários, tabelas longas, outras tabelas e gráficos que poderão servir como fontes de consulta para o leitor. As tabelas e gráficos também podem ser colocados junto dos assuntos tratados, quando são considerados pelo autor como facilitadores para a clareza da exposição no corpo do trabalho.



Monografia tese - E o Lato, que identifica com todo trabalho científico de primeira mão, que resulte de pesquisa: dissertações científicas, de mestrado, memórias científicas, as antigas exercitações e tesinas, os college papers das universidades americanas, os informes científicos ou técnicos e obviamente a própria monografia no sentido acadêmico, ou seja o tratamento escrito aprofundado de um só assunto, de maneira descritiva e analítica, onde a reflexão é a tônica (está entre o ensaio e a tese e nem sempre se origina de outro tipo de pesquisa que não seja a bibliografia e a de documentação).


O doutorando precisa descobrir se as hipóteses levantadas no início da pesquisa são verdadeiras ou não, baseando-se em fatos e leituras de outros autores. A pressão para solucionar o problema é maior do que na monografia ou na dissertação. Na parte superior o nome da escola, nome do aluno, número de inscrição, o curso e modalidade (ex: E. F. / Licenciatura), Título da obra, Orientador, e vem abaixo um pequeno rol que deverá se preenchido pelo professor ao final (resultado, nota, conceito, data),abaixo vem a assinatura do orientador, e no final um pequeno dizer: À tal departamento para registro e arquivo data, em seguida vem o nome do Coordenador do Colegiado, que irá receber a monografia e a assinatura dele, seguido do nome da escola; O objetivo geral e os objetivos específicos auxiliam a estabelecer o escopo de investigação do trabalho.

Uma dica é: definir os objetivos irá ajudar com a divisão de capítulos e, mais tarde, na conclusão do trabalho acadêmico. A crítica é um juízo de valor sobre determinado material científico. Pode ser externa e interna.



Externa é a que se faz sobre o significado, a importância e o valor histórico de um documento, considerado em si mesmo e em função do trabalho que está sendo elaborado. Abrange a crítica do texto (saber se o texto não sofreu alterações com o tempo, por exemplo), a da autenticidade (autor, data, e circunstâncias de composição de um escrito) e a da proveniência do documento (origem da obra); A escolha do assunto é o ponto de partida da investigação e consequentemente da própria monografia, é o objeto de pesquisa. É preciso escolhê-lo com acerto. Deve ser um tema selecionado dentro das matérias que mais lhe interessam durante o curso e que atendam às suas inclinações e possibilidades. É um início de uma realização profissional. De qualquer maneira, só se pode esperar êxito quando o assunto é escolhido ou marcado de acordo com as tendências e aptidões do aluno. Em síntese, a Monografia consiste em abordar um tema através da revisão bibliográfica, ou seja, é um trabalho no qual o seu conteúdo bem como os resultados devem ser embasados através de outros estudos científicos publicados, geralmente o professor orientador fornece o titulo e tema.


Já o Mestrado consiste em abordar um tema através da investigação, ou seja, promove uma contribuição para uma linha de pesquisa. Por sua vez, o Doutorado consiste em realizar uma contribuição inédita, ou seja, cria uma linha de pesquisa. Comecemos pela similaridade, todos são trabalhos de conclusão de curso. Monografia é um trabalho acadêmico Lato sensu (expressão em latim que significa sentido amplo), enquanto a dissertação e a tese são trabalhos Stricto sensu (sentido estrito). Este capítulo deve ter Motivação, uma breve apresentação sobre o assunto tratado pela monografia, e (se possível) algumas fontes bibliográficas principais que você usou na revisão bibliográfica. Uma dissertação não é uma tese de pior qualidade ou mais superficial. Da mesma forma, uma tese não é uma dissertação com mais páginas ou um conjunto de dissertações em um trabalho só. A diferença fundamental não é o número de páginas. A primeira monografia foi publicada em 1855 (embora já viesse empregando o método desde 1830), por Le Play (1806-1882), Les Ouvriers eurpéens. O autor descreve com minúncias o gênero de vida dos operários e o orçamento de uma família-padrão daquela classe. Elaboramos qualquer tipo de monografia, tese ou dissertação em qualquer área de conhecimento, ajudamos na escolha do tema de investigação e domínio.


Fazemos o levantamento bibliográfico total para a área em investigação, para que não perca tempo com o seu trabalho final. Uma característica central da tese de doutorado é o ineditismo da contribuição científica. Ou seja, exige-se que a tese apresente uma contribuição original para a produção de conhecimento da área do tema. Entretanto, é preciso lembrar que, apesar dessa terminologia estar consagrada, essa denominação não é muito adequada, uma vez que todos os trabalhos acadêmicos tem como principal característica serem trabalhos monográficos. Com maior complexidade e rigor, uma tese de doutorado deve realmente solucionar um problema, a partir de verificações de hipóteses formuladas na evidência dos fatos e na coerência do raciocínio lógico. Existem muitos materiais que explicam essas diferenças em cursos,livros ou mesmo na internet. Naturalmente para se chegar a um destino, é imprescindível saber qual caminho tomar. Portanto embora pareça algo trivial, é importante saber diferenciar a estrutura de uma monografia, dissertação ou tese. O estrito, que se identifica com a tese: tratamento escrito de um tema específico que resulte de pesquisa científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência.


Entenda as diferenças entre monografia, dissertação e tese

Além disso, pode-se desde já afirmar que o que diferencia a de graduação da dissertação ou da tese não é tanto a forma, já que não existe motivo para que o aluno de graduação não se utilize dos mesmos critérios formais para elaboração do texto. (RIZZATO NUNES, 2017) A construção de uma tese de doutorado geralmente é feita com estudos teóricos ou algum tipo de pesquisa de campo (experimental ou de laboratório). No primeiro método, chega a ser um estudo exaustivo de literatura científica, ou seja, com a necessidade de ler dezenas e livros e artigos científicos. A questão não é achar determinado procedimento feio ou pesado. Existem normas técnicas que devem ser cumpridas na feitura de uma monografia. Essas normas geralmente são citadas no manual de tcc da instituição e devem ser respeitadas. Não há espaço para mudanças por achar que ficará melhor daquele jeito.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem