A importância de um plano de negócios para sua empresa. Alguns exemplos de plano de negócio pronto de uma empresa

A necessária revisão do Plano de Negócios frente ao cenário que se apresenta

Outros autores destacam que as pesquisas sobre o empreendedorismo deveriam focar sobre o que o empresário faz e não no que o empresário é. As principais características citadas foram: assumir riscos, criatividade, inovação, iniciativa, autonomia, experiência, desejo de independência, know-how, coragem, motivação, entre outras ( Vicenzi & Bulgacov, 2013 Vicenzi, S., & Bulgacov, S. (2013). Fatores motivadores do empreendedorismo e as decisões estratégicas de pequenas empresas. Revista de Ciências da Administração , 15(35), 208-221.
).

Exemplo de plano financeiro de uma empresa

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C. A. (2012). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios . (4a ed. ). Rio de Janeiro: Elsevier. , o Plano de Negócios é um instrumento de gestão que pode e deve ser usado por todo e qualquer empreendedor, seguindo o caminho lógico e racional. O Plano de Negócios descreve o empreendimento e o modelo de negócio, proporcionando aprendizagem e autoconhecimento ao empreendedor durante a elaboração. Vai entender, por exemplo, o que significa ter um plano de negócios, além de aprender a fazer o seu, observando exemplos e modelos de diversas áreas. Lima et al. (2006) Lima, L. M. E. S, Campregher, C. L. , Hoeltgebaum, M. , & Machado, D. D. P. N. (2006). A Importância do Plano de Negócios no Ensino de Empreendedorismo nas IES. In Anais do VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul (pp. 1-15). Blumenau: Inpeau. consideram importante que o ensino do empreendedorismo foque na elaboração do Plano de Negócios, para que os alunos entendam e aprendam a utilizar esse instrumento na gestão, mas abandonando as metodologias de ensino predeterminadas e flexibilizando-as.

S. , & Ferreira, F. M. (2014b). Análise e proposta de melhorias do plano de negócios circular como instrumento de ensino do empreendedorismo. In Anais do III Encontro Senac de Conhecimento Integrado: empreendedorismo, inovação e mercado de trabalho. Bauru: SENAC. ). Lopes (2014) Lopes, F. (2014). Direto ao ponto. Comércio & Serviços , 31, 56-59. entende que a proposta do Business Model Canvas é de um Plano de Negócios representado por imagens em uma única folha de papel, com o objetivo de criar um mapa visual da empresa, capaz de transmitir informações mais relevantes em pouco tempo. Esses resultados demonstram a possibilidade da utilização do Plano de Negócios Circular no ensino de empreendedorismo, especificamente para construção de Planos de Negócios. Entretanto, novas análises dessa ferramenta poderão ser ainda realizadas para melhoria, alcançando maiores percentuais de satisfação em relação ao aprendizado dos participantes. Nesse sentido, Dolabela (2004) Dolabela, F. (2004). Pedagogia Empreendedora.

Plano de negócios para expansão da empresa

Por que o plano de negócios é fundamental para o empreendedor

conduziram um estudo para verificar a correlação entre ganhar competições de planos de negócios e se tornar uma pessoa de negócios vitoriosa. A pesquisa entrevistou graduados no Babson College, entre 1985 e 2003, e encontrou uma relação estatisticamente significante entre ganhar uma competição e começar um novo negócio. Na Babson College, por exemplo, uma das escolas mais tradicionais de empreendedorismo, os alunos, logo no primeiro semestre da faculdade, recebem uma verba para abrir um negócio dentro do campus ( Andreassi & Fernandes, 2010 Andreassi, T. , & Fernandes, R. (2010). O uso das competições de planos de negócios como ferramenta de ensino de empreendedorismo. In R. M. A. Lopes (Org. ), Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas (1a ed. ). Rio de Janeiro: Editora Campus. ). Não existe um formato padrão de Plano de Negócios, autores e instituições diversas apresentam estruturas diferentes para orientar a elaboração do Plano de Negócios. O quadro 2 cita algumas das diferentes estruturas de Plano de Negócios e a última coluna apresenta os itens do Plano de Negócios Circular, possibilitando uma comparação das estruturas.

M. , & Marconi, M. A. (2010). Fundamentos de metodologia científica . (7a ed. ). São Paulo: Atlas. ). Para Gil (2008) Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. (4a ed. ). São Paulo: Atlas. , o estudo de campo busca aprofundar o conhecimento de uma realidade específica, por meio de observação direta e entrevistas para captar as explicações e interpretações que ocorrem naquela realidade. Em uma instituição de ensino técnico e superior foram realizadas as Oficinas Construindo um Plano de Negócios utilizando o Plano de Negócios Circular no primeiro semestre de 2014. A partir dessas oficinas realizadas foi possível coletar dados ( Pinheiro & Ferreira, 2014a Pinheiro, C. R. M. S. , & Ferreira, F. M. (2014a). O plano de negócios circular como instrumento de ensino do empreendedorismo. In Anais do XXI Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP Bauru: SIMPEP. ). Os resultados e as entrevistas realizadas com professores especializados na área de empreendedorismo serviram de base para as melhorias propostas no Plano de Negócios Circular, bem como na Oficina Construindo um Plano de Negócios ( Pinheiro & Ferreira, 2014b Pinheiro, C. R. M.

Dolabela (2008) Dolabela, F. (2008). O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Sextante. ensina dois processos básicos para criar uma empresa: a formação de uma ideia; e o caminho para validação por meio do Plano de Negócios. Conta uma história em linguagem coloquial com foco na pessoa, pois, para o autor, o conhecimento é volátil, mutante, nervoso, emocional, e o empreendedor deve estar preparado para aprender a aprender. Sua metodologia utiliza perguntas como forma de indução ao conhecimento, colocando o aluno no papel de empreendedor que busca respostas. Segundo a revista de empreendedorismo Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a formulação de um plano de negócios é o primeiro passo para empreender. O primeiro passo para o seu plano de negócio dar certo é explicar o que você pretende fazer com ele. Afinal de contas, qual será a utilidade do seu investimento? Criar um projeto, pressupõe que você esteja saciando uma necessidade do mercado. A Escola Freelancer veio colmatar uma falha que existia no mercado brasileiro dos blogs a nível de freelancing, por exemplo.

Outro ponto que gostaria de recordar é que o plano de negócios deve ser algo escrito para si, mas também para futuros investidores que pretendam adquirir a sua empresa. Na autoavaliação, os participantes da oficina indicam sua percepção sobre o nível de satisfação da aprendizagem em relação à atitude empreendedora, demonstrada por meio dos indicadores Criatividade e inovação, Visão de mercado, Análise de riscos, Autonomia e independência, Habilidade de planejamento, Tomar decisões, Motivação e iniciativa e Trabalho em equipe. A percepção dos participantes é indicada seguindo uma escala de notas a partir de totalmente insatisfeito com a aprendizagem (nota 1), parcialmente insatisfeito com a aprendizagem (2), parcialmente satisfeito com a aprendizagem (3), até totalmente satisfeito com a aprendizagem (4). Trata-se de um estudo de campo, pois tem o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos sobre uma situação por meio da observação de fatos e fenômenos bem como por meio de coleta de dados para análise ( Lakatos & Marconi, 2010 Lakatos, E.

Os benefícios de contar com um plano de negócios bem estruturado são inúmeros e podem ser observados em diferentes fases do projeto No processo de planejamento de negócios, um dos instrumentos utilizados é o Plano de Negócios. Na elaboração do Plano de Negócios é preciso ter uma visão global e sistêmica de todas as partes que compõem o plano, compreendendo a função de cada parte e a sua inter-relação, facilitando assim o processo de planejamento dos empreendedores. Após a finalização do plano de negócios, é recomendável que o empreendedor simule valores e situações diversas para a empresa. Essas simulações devem ser tanto pessimistas (queda nas vendas) como otimistas (crescimento do faturamento). A partir daí, deve-se pensar em ações para evitar adversidades ou para potencializar situações favoráveis. Outra parte fundamental de um bom planejamento de negócios é a análise financeira. É preciso pensar na estimativa de investimentos fixos, capital de giro, estimativas de faturamento mensal da empresa, custos de materiais e matéria-prima, custos de comercialização, custos fixos etc. Para Dornelas (2012) Dornelas, J.

A necessária revisão do Plano de Negócios frente ao cenário que se apresenta

A maior parte dos participantes tem ensino médio (88). Em relação às Oficinas Construindo um Plano de Negócios realizadas, 60 delas foram realizadas com alunos de cursos livres e 30 foram realizadas em turmas de cursos técnicos. Todas as Oficinas Construindo um Plano de Negócios foram realizadas durante o ensino do empreendedorismo, em disciplinas direcionadas ao tema. Como dissemos, o plano de negócios é o momento de reunir todas as informações importantes para o sucesso do empreendimento e registrá-las de maneira oficial em um documento que todos os sócios e gestores tenham acesso. Entretanto, esta pesquisa limitou-se a analisar a utilização do Plano de Negócios Circular em grupos específicos de uma instituição de ensino, em sua maioria com participantes de escolaridade de nível médio, e as avaliações foram realizadas por apenas dois professores. Futuras pesquisas, por meio da análise de novas Oficinas Construindo um Plano de Negócios, possibilitarão o aprimoramento dessa metodologia ativa, melhorias para o ensino do empreendedorismo bem como contribuições ao desenvolvimento do perfil empreendedor.

Revista de Negócios , 9(2), 127-130. ressalta que não se pode direcionar uma pessoa a ser um empreendedor de um novo negócio, pois abrir uma empresa deve ser uma opção do aluno. Para o autor, dentro da Pedagogia Empreendedora, a atividade empreendedora torna-se universal, por isso é possível ser empreendedor em qualquer atividade, como músico, poeta, funcionário público, político etc. Os alunos são avaliados pela integração da equipe, comunicação, criatividade, uso do tempo e autonomia para aprender. Paralelamente, são realizados projetos interdependentes, como cursos de extensão, serviços de tutoria, visitas técnicas, seminários, palestras, grupos de estudos, fóruns de empresas e empresários, incubadoras e feiras de negócios, com premiação de trabalhos ( Pardini & Santos, 2008 Pardini, D. J. , & Santos, R. V. (2008). Empreendedorismo e interdisciplinaridade: uma proposta metodológica no ensino de graduação. Revista de Administração da FEAD-Minas, 5, 157-172. ).

Dornelas definiu empreendedorismo como o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades ( Dornelas et al. , 2008 Dornelas, J. C. A. , Timmons, J. A. ; Zacharakis, A. & Spinelli, S. (2008). Planos de negócios que dão certo: um guia para pequenas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier. ) e, sendo perfeitamente implementados, levam à criação de novos negócios, assumindo riscos calculados para capitalizar o investimento. Os autores encontraram várias práticas metodológicas utilizadas, mas a preferência é por aquelas que provocam ação do aluno, por meio de planos de negócios, simulações de negócios, jogos, desenvolvimento de empresas ou produtos virtuais ou reais, visitas a empresas e empreendedores e estudos de caso. Nesse processo o professor assume papel de facilitador do processo de aprendizagem ( Henrique & Cunha, 2008 Henrique, D. C. , & Cunha, S. K. (2008). Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de Administração Mackenzie , 9(5), 112-136.

No ensino de empreendedorismo, o Plano de Negócios, composto por diversos itens complexos de planejamento que podem dificultar o desenvolvimento de ideias de negócios, é a principal ferramenta. Portanto, facilitar o processo de ensino do Plano de Negócios pode contribuir com o desenvolvimento do tema. Apesar de o plano de negócios já ser um modelo consolidado e utilizado há anos, ele tem uma característica fundamental que se tornou um pró e também um contra: sua grande extensão. De acordo com definição do Sebrae, um plano de negócios descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Mas antes de começar esta partilha da minha experiência, gostaria de deixar algumas ressalvas a todos os leitores. A primeira é que um planejamento como este deve ser sempre adaptado à realidade do seu negócio. Todos os pontos que vou apresentar aqui não têm necessariamente de ser aplicados no seu negócio. Você pode fazer o que quiser com eles: acrescentar, eliminar ou modificar pontos. O importante num planejamento é que você consiga definir os passos que pretende que a sua empresa siga.

Para Lenzi (2009) Lenzi, F. C. A nova geração de empreendedores: guia para elaboração de um plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2009. , Plano de Negócios é uma ferramenta dinâmica mas não a única forma de se chegar ao sucesso pessoal, profissional ou empresarial. O Plano de Negócios permite que se avalie constantemente todas as ações que o empreendedor vem realizando e o que está ajudando na sua trajetória para as conquistas desejadas. Nesse sentido, Pesce (2012) Pesce, B. (2012). A menina do vale: como o empreendedorismo pode mudar sua vida . Rio de Janeiro: Casa da palavra. considera o Plano de Negócios como um documento que está [. . . ] sempre em desenvolvimento. Quando a empresa e o mercado evoluem, é uma boa ideia atualizá-lo. Esse Plano de Negócios Circular foi utilizado em Oficinas Construindo um Plano de Negócios que aconteceram no segundo semestre de 2014 e início de 2015, servindo de informações para novas avaliações. Foram analisadas 10 oficinas realizadas na mesma instituição de ensino, com 160 participantes desenvolvendo 48 ideias de negócios elaboradas por grupos com 3 pessoas, em média.

Este primeiro ponto servirá para fazer um pequeno resumo daquilo que irá apresentar. Fale dos seguintes pontos: A Oficina Construindo um Plano de Negócios começa de forma expositiva, pelo professor, desafiando os participantes a planejarem ideias de negócios a partir de competências diversas. Em seguida, apresenta-se o conceito de Plano de Negócios, os objetivos da oficina e o que é o Plano de Negócios Circular. Os participantes formam grupos de trabalho para o desenvolvimento da ideia durante 1 hora e 30 minutos. Após a construção dos planos, os grupos apresentam suas ideias de negócios e recebem sugestões de melhorias dos demais grupos participantes. Individualmente, os participantes indicam sua percepção de aprendizagem por meio da autoavaliação. Encerra-se a Oficina Construindo um Plano de Negócios com a projeção de um vídeo com mensagens empreendedoras. Após o encerramento da oficina, o professor avalia os planos de negócios construídos utilizando o instrumento de avaliação do professor.


). Não importa qual o ramo ou a fase de maturação da empresa: a elaboração de um plano de negócios será útil para o empreendedor que busca o crescimento. O empreendedor deve pensar no plano de negócios como uma ferramenta que o auxiliará no processo de planejamento. Portanto, só há razão em planejar caso esteja claro aonde se quer chegar. É importante pensar em como a empresa estará daqui a 5, 10, 20 anos. A satisfação dos professores em relação às respostas dos particpantes nos itens do Plano de Negócios Circular e a percepção de aprendizagem dos participantes por meio da autoavaliação neste trabalho evidenciam que o Plano de Negócios Circular também pode ser uma ferramenta capaz de proporcionar o desenvolvimento de ideias de negócio a partir de pontos-chave do Plano de Negócios, identificando uma oportunidade e definindo estratégias sustentáveis. Assim, foram criadas, em 1984, na Universidade do Texas, em Austin, e no Babson College, as duas primeiras competições de planos de negócios. Lange et al. (2004) Lange, J. E, Bygrave, W. D. & Evans, T. (2004). Do business plans competitions produce winning businesses? In Babson-Kauffman Entrepreneurship Research Conference . Scotland: Babson College.

O Plano de Negócios Circular é utilizado com o objetivo de proporcionar uma vivência empreendedora transversal, aproximando as competências dos alunos do tema, organizando e desenvolvendo ideias a partir de pontos-chave do planejamento de negócios durante a Oficina Construindo um Plano de Negócios.

Source: https://pt.slideshare.net

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