O que significa ácido úrico no exame de sangue

3 Como é feito o diagnóstico? Primeiramente, com um exame de sangue para conhecer os níveis de ácido úrico na circulação. Por que é feito o exame de sangue para ácido úrico? Um exame de sangue de ácido úrico é feito para: Ajudar a diagnosticar a gota. Depois de transformar a purina em ácido, o organismo elimina uma porcentagem pelos rins, já que o excesso pode gerar problemas de saúde. Você sabia que atrite e pedras no rim podem por ácido úrico?Entenda como o ácido úrico age no nosso organismo e de que forma ele pode afetar nossa saú. Como regra geral, o médico prescreve esse exame de sangue quando suspeita de disfunção renal ou quando os pacientes sentem dores nas articulações.

A dosagem dos níveis de ácido úrico no sangue é um dos métodos mais usados para avaliação da função renal e também casos de artrite gotosa (gota). Acompanhe abaixo mais informações sobre o que é o exame e quais as consequências da elevação do ácido úrico no organismo. Para que serve o exame ? O ácido úrico é um resíduo gerado em decorrência da degradação de purinas, as quais são utilizadas para a diferentes processos metabólicos no organismo. Os níveis de ácido úrico no sangue podem subir porque sua produção aumentou muito, porque a pessoa está eliminando pouco pela urina ou por interferência do uso de certos medicamentos.

O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina, que depois dão origem aos cristais de ácido úrico, que se acumulam nas articulações causando intensa dor. A gota é uma doença que deve ser bem monitorada através do uso adequado das medicações que visam manter os níveis de ácido úrico baixo no sangue impedindo inflamações articulares recorrentes e deformidades futuras. Um médico especialista poderá indicar o momento de fazer a checagem de ácido úrico, não havendo contraindicações para realizar o teste, inclusive as gestantes estão aptas a realizá-lo, conforme orientações médicas.



Seu conteúdo normal não agride os tecidos do corpo, mas com uma concentração aumentada no sangue, ele começa a se acumular nas cartilagens, articulações, causando sua inflamação


Altos níveis de ácido úrico no sangue podem causar gota ou se depositar nos rins, causando a formação de cálculos ou insuficiência renal. O nível de ácido úrico no sangue pode flutuar , por isso um único exame não é o suficiente para garantir que está tudo bem nesse aspecto. O que é ácido úrico A matéria orgânica, formada como um subproduto do metabolismo das purinas durante o metabolismo, é chamada de ácido úrico (pedra). As dosagens do ácido úrico no sangue e na urina de 24 horas são de grande valor para o diagnóstico das alterações do metabolismo do ácido úrico.



As mudanças no conteúdo deste produto metabólico no sangue, tanto para cima como para baixo, dependem de dois processos: a formação de ácido no fígado e o tempo que ele é excretado pelos rins, que pode mudar devido a várias patologias

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem